Fotografe as aves da ilha comprida

Uma máquina fotográfica, binóculos e sensibilidade. Esses são os ingredientes que vão levar os visitantes a descobrir os motivos que apontam a ilha Comprida como uma das quatro áreas de maior diversibilidade de aves migratórias da América da Sul.
Estudos cientificos já catalogaram perto de 16mil aves endêmicas e migratórias nas praias da Ilha Comprida. Elas estão por toda parte. São lindas. E nos trazem grandes noticias: os guarás - aves vermelhas que encantam a todos - retornaram à região depois de dez anos considerados extintas. Essas aves são bioindicadoras da saúde ambiental dos manguezais da região. No lado sul da Ilha, está o papagaio de cara-roxa, ave endêmica da região e simbolo do municipio.
São preciosidades protegidas por leis. E justificam importantes titulos ambientais conquistados pela ilha como a classificação de Reserva da Biosfera do Planeta expedido pela Organização das Nações para Educação, Ciência e Cultura (unesco).

O conforto dos grandes centros 

Um municipio com qualidade de vida, desenvolvimento planejado e privilegiado pela natureza. Assim é a ilha comprida, no Litoral Sul do Estado de São Paulo. Desde sua emancipação político-administrativa, em 1991, o municipio se orgulha de seus indicadores de desenvolvimento.
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a ilha comprida saltou da 567º para a 147º posição no ranking estadual do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), indicador que leva em consideração fatores sociais e econômicos.
Ilha comprida tem no turismo uma de suas mais expressivas atividades econômicas. Para receber os visitantes, a cidade conta com ampla rede hoteleira, eventos o ano inteiro e centros comerciais em crescimento. Cerca de 600 mil pessoas de diversas regiões do Brasil e do exterior visitam o municipio todos os anos.

Ilha Comprida: Região administrativa de Registro-Vale do Ribeira

Data de Fundação: 27 de outubro de 1991

Classificação Turistica: Estância Balneária

Classificação Ambiental: Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual

Ao sabor do mar e das velas

Mar pequeno, ideal para esportes náuticos e pesca amadora

Quem gosta de velejar, andar com canoas e caiaques têm a opção de aproveitar a beleza natural do Mar Pequeno (o mar de dentro) da Ilha Comprida. Em razão das boas condições do local, cresce o número de praticantes dos esportes náuticos no município.
Nas ondas, o surf da ilha conquista mais fãs a cada ano. E tem pontos considerados por surfistas profissionais como os melhores do país como o Boqueirão Sul.
A pesca amadora é outra grande opção de lazer no município. Além dos clubes de pesca, nas vilas de pescadores de Pedrinhas, Ubatuba, Juruvaúva, Sitio Arthur, há aluguel de barcos, venda de iscas e piloteiros que promovem passeios e pescarias pelo Mar pequeno.

Extremos da ilha revelam belas paisagens

A natureza privilegiou a Ilha Comprida. As belas paisagens nos extremos Sul e Norte do municipio revelam autênticos espetáculos naturais. Não é a toa que a Ilha Comprida é considerada uma das mais importantes áreas remanescentes de Mata Atlântica e um dos últimos ecossistemas não poluídos do litoral brasileiro.
Vale a pena conhecer os extremos da ilha.

Área Territorial: 252 Kms
População fixa: 8.730 mil pessoas (IBGE)
População Flutuante: 600 mil pessoas
Clima: Temperado ùmido, com temperatura média anual 24º C.
Principais atividades econômicas: Turismo, construção civil, pesca e desenvolvimento sustentável.

FACILIDADE DE ACESSO:
Ponte sobre o Mar pequeno
Prefeito Laércio Ribeiro - de ligação entre Iguape e Ilha - facilitou o acesso ao município, antes feito por balsas. 

Extremo Sul
Bancos de areia e piscinas naturais

A natureza é mesmo sábia. Foram necessários dezenas de anos para que o movimento das marés e das dunas formasse, recentemente, vários bancos de areia no extremo sul do Boqueirão Sul. Com piscinas naturais de águas cristalinas e espetáculo natural proporcionado por milhares de aves (em determinadas épocas do ano), a área vem se destacando como um dos mais belos cenários do litoral sul.
No Pontal de Trincheira, avista-se as ilhas do Cardoso e do Bom Abrigo, que fazem parte do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, em Cananéia. O espetáculo não para por ai: o turista consegue ver também botos em brincadeiras pelo Mar Pequeno.
Uma caminhada até o extremo é a melhor dica para curtir a paisagem formada na região. Além do tráfego de veículos ser proibido nas praias, há risco de encalhe.

Boqueirão Sul - a 42 Km do Boqueirão Norte (sentido sul). Praia ampla com quiosques e pousadas. Acesso por Cananéia e balsa.
Trincheira - a 46 Km do Boqueirão Norte (sentido sul) - Extremo Sul da Ilha.

Praias

Não há problemas de espaço nas praias da ilha Comprida. O município conta com 74Km de praias consideradas pelaCetesb como "sistematicamente boas", o mais alto grau de qualidade durante o ano inteiro. Mas não é só isso. A ilha atende a todos os gostos. Tem as praias desertas, distantes dos centros comerciais, para quem gosta de tranquilidade. E tem as praias badaladas - localizadas no Boqueirão Norte e proximidades - onde estão os quiosques na orla, com intenso movimento, muitos petiscos, música e quadras esportivas. Conheça as praias da ilha.

:: Conheça Iguape:

 

 
..Lared Artes